BLOG DO DIEGO

Comunicação, educação e direitos humanos.

Bio

Diego Henrique da Silva, 26 anos, é jornalista, educomunicador e pesquisador. Atualmente integra a equipe do coletivo Parafuso Educomunicação, que presta serviços e desenvolve projetos sociais na área da educomunicação no Estado do Paraná. Também é idealizador e produtor de conteúdo do portal Universo Educom, que dissemina conteúdos multimídia de interesse de educomunicadores(as), pesquisadores(as) da educomunicação, professores(as) que utilizam tecnologias em sala de aula, defensores(as) de direitos humanos, além de adolescentes e jovens engajados em causas sociais.

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Positivo, em 2011. Vem atuando desde os 14 anos na área da promoção de direitos da criança, do adolescente e da juventude, após ser adolescente delegado nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, quando ainda morava no Estado de Rondônia, onde cursou seu Ensino Médio. Natural de Foz do Iguaçu (PR), hoje vive em Curitiba (PR) e tem desenvolvido sua carreira nos campos da comunicação, educação e direitos humanos, sobretudo em organizações sociais.

Em 2018, [re]ingressa no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/ UFPR), na Linha de Pesquisa de Comunicação e Formações Socioculturais. Também é o ano de conclusão de sua Especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Em 2017, contribui com o desenvolvimento dos projetos Afro Educom e Click Parafuso. O primeiro, visa discutir enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial com estudantes da Vila Verde, em Curitiba (PR), por meio da produção audiovisual na perspectiva educomunicativa. O segundo projeto, que deve entrar em fase de encerramento, discute direitos humanos por meio da linguagem fotográfica com adolescentes do campo, moradores(as) do Assentamento Contestado, na cidade da Lapa (PR). Diego também participa de atividades de mentoria e formação em empreendedorismo por meio da Incubação Pense Grande, promovido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Aliança Empreendedora, uma vez que o coletivo Parafuso Educomunicação foi uma das 15 iniciativas selecionadas para participar dessse programa. O jornalista também é membro titular do COPED – Conselho Permanente de Direitos Humanos do Estado do Paraná até o segundo semestre de 2018, pela Parafuso Educom, representando a sociedade civil paranaense.

Acompanha séries de TV como Sense 8, Stranger Things, Game of Thrones, The Walking Dead, American Horror Story e Black Mirror. Na música, é eclético e passeia por Mahmundi, Tiago Iorc, Skank, Elza Soares e os covers da banda Boyce Avenue. Na literatura, prefere livros técnicos de comunicação e jornalismo, bem como os que expõem teoria e práticas inovadoras de educação. Abandonou os games há algum tempo, mas promete voltar algum dia.

No Youtube, mantém seu canal de vídeos pessoais, o Recorta e Cola, além do canal Universo Educom. A propósito, já visitou e se inscreveu nesses canais?

Fóruns e redes que integra e participa
Fórum DCA PR | Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná (De 1016 até o momento);
COPED PR | Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (De Novembro de 2016 até o momento);
ABPEducom | Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação;
– Virajovem PR | Núcleo jovem da Revista Viração no Paraná (De 2013 até o momento);
Renajoc | Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores/as (De 2013 até o momento);
AJN | Agência Jovem de Notícias (De 2013 até o momento).

 

Contatos
Facebook | https://facebook.com/diegohcom
Instagram | http://instagram.com/diegohcom
Twitter | http://twitter.com/diegohsilva
Linkedin | https://br.linkedin.com/in/diegohsilva
Youtube | https://www.youtube.com/channel/UCrKPGAUWlnUjTM3bm_QZC3w

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: