No dia 19 de Maio (sábado) nós, do coletivo Parafuso Educomunicação, estivemos com participantes do projeto Click Parafuso para realizar nossa última oficina, onde revisitamos brevemente tudo o que já construímos até aqui e dialogamos sobre as duas atividades finais que ainda precisam ser feitas: uma oficina mediada pelos próprios adolescentes com o pessoal da escola onde estudam e um evento de encerramento sobre criminalização dos movimentos sociais.

O Click Parafuso está perto de acabar e eu pergunto pra vocês: como é que fica o coração de um educomunicador quando um dos projetos que tanto sonhou em ajudar a construir começa a se encerrar, hein?! E a verdade é que não há uma resposta! Muito disso se deve pelo fato de cada encerramento de projeto ser uma experiência absolutamente única e os vínculos emocionais, profissionais e de comunicação serem muito específicos em cada um dos casos… Mas a minha sensação, no momento, é a de que a Parafuso Educomunicação ainda pode realizar projetos com o grupo no futuro (não sabemos com quais recursos, por quais editais de financiamento nem com qual temática exatamente a gurizada gostaria de se envolver), mas parece que é uma história que não vai ter um fim tão cedo!

A seguir, preparei uma lista dos principais momentos que marcaram o encerramento do nosso projeto e tô ilustrando cada um com uma fotografia diferente [:


EDUCAÇÃO ENTRE PARES: PLANEJAMENTO
Os(as) participantes do projeto vão preparar uma atividade para adolescentes do Colégio Estadual do Campo Contestado, familiares e pessoas do Assentamento que estejam interessados(as) em participar. Todo planejamento do que fazer, com quem fazer e como fazer foi realizado durante a oficina.

27349603197_7c148caf57_b
Foto: Diego Henrique da Silva.


ASSISTIMOS VÍDEO SOBRE A EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Em Outubro de 2016, os(as) participantes do projeto tiveram algumas de suas imagens integrando uma exposição fotográfica. Na ocasião, foi gravado um vídeo para registrar o momento. Aproveitamos um tequinho da oficina para mostrar o vídeo pra todos(as) eles(as), durante a última oficina. E você também pode assisti-lo logo abaixo!


O QUE JÁ VIVEMOS E AINDA VAMOS VIVER
Durante vários momentos da oficina, revisitamos assuntos tratados ao longo do projeto, conversamos sobre situações político-sociais do presente e do futuro. E o mais bacan foi ver que tá sobrando muita fé na vida e movimentos de construção de dias melhores. Força, juventudes!

27349725737_686b8f299d_b
Foto: Diego Henrique da Silva.


LARANJAS PARA O SUCO
Aquele momento em que a pessoa pensa que a gente vai abocanhar a laranja?! ‘Não é assim que com, Diegoooo!’. Além de colher laranjas pra fazer suco pra todo mundo, ainda trouxe uma sacolada delas aqui pra casa 😉

41499310484_97d1137cb4_b
Foto: Jhully Brunhera dos Santos.


ALMOÇO NA CASA DA ANA GABRIELA
A Ana Gabriela é a garota com o bebezinho no colo, tá vendo? A mãe dela (à esquerda) preparou um almoção delicioso pra todo mundo, com direito à sobremesa e tudo! Obrigado por nos acolher e proporcionar um momento tão bacana para o grupo! Até repeti o prato, minha gente! hahah

40413695670_c76c612931_bFoto: Diego Henrique da Silva.


PRÉ-ESTREIA DO VIDEODOCUMENTÁRIO
Todo mundo pode assistir, antes que o vídeo seja lançado na web ou exibido em evento final do projeto, ao documentário sobre o Click Parafuso. Incrível como eles se reconheceram de forma diferente e disseram que teriam novas contribuições para falar em relação às mesmas perguntas que responderam durante as entrevistas: percepção de desenvolvimento pessoal e de posicionamentos de discurso.

42220697591_1ebd88d707_b
Foto: Diego Henrique da Silva.

O teaser promocional do videodocumentário é esse aqui, ó:


PASTEL DE PRENSENTE
O coletivo de juventude do Assentamento providenciou pastéis para o nosso lanche da tarde, que eles(as) mesmos(as) prepararam por ocasião de outra festa realizada no Assentamento. Obrigado pelo carinho, pessoal. Tava muito gostoso!

40413498660_afbc226406_b
Foto: Diego Henrique da Silva.


FOTO FINAL
Sempre tem a foto comportadinha no final dos encontros e aquela da zoeira, né não? Com a gente, não foi diferente (:

41319562875_86d767732e_b


GALERIA DE FOTOS
Fiz uma galeria no meu álbum do Flickr com as fotos que ficaram no meu cartão de memória. Clique aqui para ver todas as imagens!


REGISTROS NO INSTAGRAM!
Tem várias fotos postadas no Instagram com a hastag #ClickParafuso, que eu fiz durante alguma atividade do projeto pra postar no perfil @diegohcom ou da @parafusoeducom. Vou postar algumas delas  a seguir, acrescidas de outras que não são de minha autoria mas que guardo no coração também, rs. Uma foi feita pela Jhully Santos, outra pela Ana Mariglod e também teve clique da Juliana Cordeiro. Aproveita pra dar like nas que você gostar mais! 😉

Abração, pessoal!

Anúncios