A Rede Marista de Solidariedade, através do Cedin – Centro Marista de Defesa da Infância, lançou mais um vídeo para a campanha Defenda-se, que existe desde 2014. O vídeo segue utilizando o recurso da animação, porém traz novos(as) personagens com traços mais definidos em relação aos existentes nos anos anteriores.

O material continua se preocupando em dialogar diretamente com o público infantil, para que saibam o que fazer em casos de abuso sexual. A narrativa  se inicia quando duas crianças brincam no quintal e o garoto toca acidentalmente no peito da colega e ela diz que não se pode fazer aquilo. A partir daí eles começam uma didática conversa com mostrando a criança compartilhando tudo o que sabe sobre a auto-proteção e identificação de sinais de abuso e de toques indesejados.

Defenda-se

Ponto positivo também para a caracterização visual dos personagens, que traz diversidade étnico-racial, etária e de atores da rede de proteção.  “Dessa vez, nós incluímos um personagem chamado Amin, que representa os refugiados, num contexto em que a migração vem sendo uma específica vivida no país e também contamos com uma personagem indígena não estereotipada que também se integra ao novo grupo de personagens”, comenta Vinícius Gallon de Aguiar, jornalista do Cedin e coordenador nacional da campanha Defenda-se, durante a exibição do vídeo realizada no 5° Seminário ECA 28 Anos, realizado em Curitiba (PR) no dia 17 de Maio.

E aí? Gostou do vídeo? Muito interessante pra ser exibido com crianças em contextos de educação formal e não formal, não é mesmo?

Aproveite para compartilhar o conteúdo com amigos(as) e trabalhadores(as) da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente!


PARA CONHECER MAIS
Já publicamos aqui no blog uma matéria com todos os demais vídeos da Campanha ‘Defenda-se’! Clique aqui para ler o conteúdo e assistir aos outros 11 vídeos.

Anúncios