Está disponível para download gratuito, o conteúdo norteador da palestra sobre ‘Comunicação e Direitos Humanos’, realizada no dia 20 de Abril de 2018, durante a Semana Acadêmica de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba (PR). O material foi produzido pelo coletivo Parafuso Educomunicação e pelo portal Universo Educom, com base em conteúdos da Pesquisa ‘Violações de Direitos Humanos na Mídia Brasileira’, realizado pela organização ANDI – Comunicação e Direitos, em 2015.

A palestra foi realizada das 9h00 às 10h00, no campus do Departamento de Comunicação da UFPR e contou com a presença de estudantes de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade & Propaganda. Além do material aqui disponibilizado, os(as) participantes também tiveram contato com as discussões sobre semiótica e representação da população negra no videoclipe da música ‘Você não presta’, da cantora Mallu Magalhães. Para tanto, foram trazidos aspectos publicados pelo jornalista João Victor Vieira no portal Vírgula, em Maio do ano passado, através de seu texto ‘Você Não Presta’: 7 estereótipos racistas reforçados por Mallu Magalhães em clipe.

Casos emblemáticos sobre violação da presunção de inocência, identificação de adolescentes em conflito com a lei em imagens televisivas e de mídia impressa, além dos mais de 50 processos abertos contra jornalistas e outros profissionais do jornal paranaense Gazeta do Povo por publicarem notícia sobre os ‘supersalários’ de juízes e promotores também foram citados durante a apresentação.

7.Semana Academica UFPR 2018


Outros Materiais de Apoio
Para se aprofundar em alguns aspectos levantados na palestra, listamos um conjunto de materiais que podem ser baixados e acessados na web:
1. Publicações da série ‘Violações de Direitos Humanos na Mídia Brasileira’, da ANDI – Comunicação e Direitos;
2. Guia ‘Mídia e Direitos Humanos’, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social;
3. Estatuto da Criança e do Adolescente: um guia para jornalistas, da Rede ANDI Brasil;
4. Publicações sobre Comunicação e Juventudes já indicadas aqui no blog;
5. Portal Mídia e Violação de Direitos Humanos, uma plataforma para registro de denúncias de abusos promovidos pela mídia.

Comunicacao e Direitos Humanos

Assista ao Vídeo!
O NCEP – Núcleo de Comunicação e Educação Popular da UFPR aproveitou a ocasião da palestra para produzir e veicular um vídeo sobre as interfaces educação, comunicação e direitos humanos. Pra conferir o resultado, é só dar o play no vídeo a seguir!


Anúncios