Quarta-feira (31/01/2018) foi o último dia de inscrições às vagas gratuitas do CELIN – Centro de Línguas e Interculturalidade, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Estive no centro de Curitiba (PR) por volta das 17h00 e fiquei surpreso com a quantidade de candidatos(as) aguardando o atendimento na fila que, em alguns momentos, se estendeu por toda a calçada e chegou a fazer o contorno em uma das esquinas da quadra onde se localiza a unidade do CELIN, na Rua XV de Novembro.

O período de inscrições durou três dias e, para se candidatar, os(as) interessados(as) tiveram que entregar documentação com informações pessoais, de renda e uma justificativa escrita a próprio punho explicando os objetivos acadêmicos, socioeconômicos e profissionais que os estimulavam a solicitar a concessão gratuita da vaga. Apenas 10% das vagas de 2018 serão destinadas a não pagantes.

Conversando com a vice-diretora do CELIN, descobri que neste ano foram aproximadamente 5 mil candidaturas às vagas gratuitas para os cursos de Alemão, Árabe, Chinês, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Holandês, Hebraico e Esperanto. Mais informações sobre o processo podem ser assistidas no vídeo abaixo, que gravei durante aquela ocasião.


Baixe o modelo de roteiro

Aproveito também para compartilhar o arquivo ‘.doc’ com roteiro utilizado para essa reportagem audiovisual. Ele me ajuda a:
– estruturar a ordem das informações que iriam compor o vídeo;
– gravar os offs (nome dado às narrações em áudio que são faladas durante a matéria);
– saber qual trecho das entrevistas era o mais adequado para publicar;
– organizar a reportagem cronologicamente no processo de edição;
– ter noção do lettering necessário (quais artes precisaria criar e inserir para expor o nome e função da entrevistada, quais infográficos seriam necessários, quais informações textuais precisaria colocar em tela).
Como é um documento que facilitou a minha vida, pode ser que facilite a sua também, na produção de algum material informativo/ jornalístico ou mesmo em oficinas de produção audiovisual com estudantes de comunicação social ou videomakers independentes 😉

Super abraço e até qualquer hora!

Anúncios