Uma escapada rápida ao litoral do Paraná rendeu uma videoaula com dicas de composição fotográfica para educadores(as), estudantes e adolescentes iniciantes nas técnicas de fotografia. Aproveitei os três dias de trabalho que pude realizar em Guaratuba (PR) para registrar imagens no local e construir materiais didáticos e conteúdos de apoio para oficinas de educomunicação e educação ambiental. Os recursos de aprendizado estão sendo disponibilizados em meio digital por meio do vídeo postado logo abaixo e um arquivo em formato PDF, que está em construção e servirá de complemento ao conteúdo audiovisual, visando contribuir com a mediação de atividades formativas de educomunicação socioambiental.

O professor e pesquisador Ismar de Oliveira Soares conceituou o tratamento educomunicativo das temáticas ambientais como ‘educomunicação socioambiental’ numa de suas obras mais célebres, o livro ‘Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação’ (Editora Paulinas).

No vídeo, são abordadas cinco regras de composição fotográfica que ajudam a conferir mais beleza e estéticas diferenciadas às imagens: forma, linha, padrão, textura e moldura. Ao longo da ‘videoaula’, são mostrados exemplos práticos e comparações para tornar o aprendizado mais didático e dinâmico. Dê play logo abaixo para assistir.

Assim que o material didático em PDF ficar pronto, ele será divulgado aqui no blog e no portal Universo Educom também. Fique ligado e compartilhe com educadores(as) fascinados por educação ambiental e fotografia!


GALERIA DE FOTOS
Postei todas as imagens publicadas no vídeo num álbum lá no meu Flickr pessoal! Acesse para ver as imagens em alta resolução (:

Anúncios