No início de Dezembro (mais precisamente no dia 8/12/2017), a ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores(as) e Profissionais em Educomunicação lançou seu novo livro ‘Educomunicação e suas áreas de intervenção: novos paradigmas para o diálogo intercultural’. A obra é organizada pelos professores Ismar Soares, Jurema Xavier e Claudemir Viana e, dentre seus artigos e relatos de experiência, traz os resultados de uma pesquisa sobre os imapactos do projeto ‘Educomunica! Paraná’, que foi uma iniciativa da Associação Ninho da Águia em parceria com o coletivo Parafuso Educomunicação.

Com o título ‘Educomunica! Paraná’ – A prática da Educomunicação como Forma de Participação Social na 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, a pesquisa evidencia o processo que levou os(as) adolescentes a, além de realizarem a cobertura educomunicativa do evento (realizado em 2015) a também levantarem propostas de incrementação do Plano Estadual Decenal de Direitos da Criança e do Adolescente no Paraná.Já deixamos o livro aberto nas páginas do artigo, logo abaixo, para o caso de você se interessar pela pesquisa 😉

A publicação
De modo geral, o livro conta com trabalhos apresentados no 7° Encontro Brasileiro de Educomunicação realizado durante o 5° Global MIL Week, organizado pela Unesco e pela ECA/ USP em 2016, entre os dias 3 e 5 de Novembro.

As áreas de intervenção da educomunicação
Durante a realização de uma das atividades da disciplina de Linguagem Visual, da minha especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação, fomos incentivados a criar um cartaz que tivesse elementos das categorias ‘educativa’, ‘editorial’ e/ou ‘instrucional’. Coincidentemente, escolhi fazer um que abordasse justamente as áreas de intervenção da educomunicação e que promovesse os conteúdos do portal Universo Educom, projeto do qual sou idealizador e que acaba de completar um ano de existência.

Logo abaixo, reproduzo o cartaz pra você conhecer as áreas de intervenção da educomunicação!

Diego Silva - Polo Tapejara - Atividade Cartaz Educativo

Anúncios