Você desce do ônibus, junto a uma turma de oficineiros(as) e se vê em meio a aproximadamente 500 crianças, num Assentamento do Movimento dos Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra (MST). Cada uma delas com uma história completamente diferente da sua, vividas numa realidade e contexto diferentes do seu… Quantos sonhos e histórias bonitas não estão se desenvolvendo dentro de cada serzinho daqueles que estavam a correr, pular, brincar e a voltar a fazer tudo isso num looping constante, rs.

Fui parar no meio daquela festa [e ato político-social] por meio de um convite que recebemos de lideranças do MST na Lapa (PR), que solicitaram ao coletivo Parafuso Educomunicação (grupo com o qual trabalho e sou um dos/as fundadores/as) que realizássemos uma oficina de fotografia com a garotada durante o 2° Encontro Estadual de Escolas do Campo. Aceitamos o desafio de trabalhar com crianças e acá estamos! Já tivemos muitas experiências educomunicativas com adolescentes, porém, com crianças, foram poucas.

A atividade aconteceu na manhã da última sexta-feira (20/10/2017), na sala da comunicação do evento (ao lado do refeitório, abaixo da biblioteca que fica na sede do Assentamento). Dialogamos sobre a regra dos terços com eles(as) e propomos uma atividade inspirada na regra de composição fotográfica sobre formas. Imaginem que saíram pelo espaço da sede buscando na natureza e nas instalações as formas das letras do alfabeto!

Durante a abertura do encontro, a oficina em si, o horário de almoço e até segundinhos antes da partida, consegui fazer algumas fotos e o resultado dos principais cliques eu compartilho com vocês, logo abaixo 😉

Privilégio de brincar em meio ao verde, que muitas crianças da cidade não tem (:
Fico feliz quando vou olhar as fotos e percebo que consegui fotografar instantes de uma criança felizaça da vida! hahah
Apresento a vocês, Jhully Santos! Ela foi vencedora do concurso fotográfico ‘Por ser menina’, da Plan Internacional, na categoria voto popular. A foto foi produzida como ‘atividade de casa’ de uma das oficinas do projeto Click Parafuso!
Mão na massa para rascunhar composição fotográfica, usando as linhas imaginárias da ‘regra dos terços’. Já ouvir falar dessa regrinha na fotografia?
Paula (à esquerda) e Juliana (à direita) ~com a criançada durante mediação da oficina de fotografia: olhares atentos às dicas.
Capturando a curiosidade do sem terrinha Samuel, durante a oficina de foto.
Prefeito da Lapa e Secretária Municipal de Educação dão as boas-vindas às crianças que vieram de diferentes cidades do Paraná.
Aquele momento em que as pessoas não estão ligadas que você está tirando foto delas: espontaneidade.
Esse é um dos quadros espalhados pela nova plenária do Assentamento Contestado. Nele, tem a foto do Douglas Mansur, que pode ser seguido pelo Instagram https://www.instagram.com/douglasmansur/
Quase na hora de voltar pra casa, reunimos as equipes de oficineiros(as) para uma foto em frente à Ciranda Curupira, aquela casinha lá no fundo construído especialmente para atividades lúdicas e educativas com crianças.

E aí? Qual das fotos você mais gostou? Conta pra mim aqui nos comentários do blog! Abração e até uma próxima!