Quem já inscreveu artigo em eventos científicos, sabe como é a sensação de ficar esperando uma resposta entre o período de submissão até a data da divulgação dos aceites. Sempre fica aquele pontinho de medo e e, ao mesmo tempo, de boas expectativas. Desde quando estive na graduação em Jornalismo até hoje, passei por isso aproximadamente uma dezena de vezes e parece qua história é sempre a mesma, rs.

Desta vez não foi diferente. Acessei o site com ambiente para inscritos e já fui direto à área de acompanhamento de trabalhos. Aêêêêê!!! Foi esse o ‘grito sussurrado’ que que eu dei! Aliás, você consegue fazer isso? ‘Gritar baixinho’ pra não acordar a vizinhança? A palavrinha ‘Em espera’ havia sido trocada por ‘Aceito’.

 

A pesquisa

O trabalho discute sobre o processo e os resultados de debates e discussões sobre políticas públicas de comunicação e liberdade de expressão que aconteceram durante a 3ª Conferência Municipal da Juventude de Curitiba (PR), que ocorreu em 2015. Na ocasião os participantes da Conferência se dividiram em vários grupos menores para discutir sobre diferentes assuntos (Segurança, Trabalho, Saúde, Educação entre outros). O grupo que participou dos debates sobre direito à comunicação, elencou propostas que foram aprovadas em plenária e encaminhadas ao poder público.

Esses dados foram analisados pela pesquisa em diferentes categorias, que levaram em consideração os seguintes aspectos: 1. Propostas de Melhoramentos de Infraestrutura Tecnológica; 2. Propostas relacionadas a diferentes displays/ mídias/ plataformas comunicacionais; 3. Propostas que contemplassem as diversidades/pluralidades das juventude; 4. Propostas que convergem comunicação e educação. Os resultados, em grande parte, foram surpreendentes! Pretendo falar sobre eles no futuro, em algum vídeo para o meu canal pessoal de Youtube, por um post aqui no blog e durante a apresentação do trabalho, obviamente (: Assim que o link para acessar o texto integral da pesquisa for publicado, eu compartilho ele por aqui pra quem quiser ler.

 

O evento

O trabalho será apresentado e debatido no Grupo de Pesquisa 8 – Política e Estratégias de Comunicação, durante a 40ª edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom 2017. O evento acontece entre os dias 03 e 09 de Setembro, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). Além de apresentar o trabalho, também vou mediar uma oficina sobre ‘Educomunicação e Produção de Conteúdo com Adolescentes’.

Anúncios