IMG_5667

Com linguagem de fácil compreensão, conteúdo relevante e produzido por grupos com experiências de referência em suas respectivas áreas, as três publicações aqui indicadas podem contribuir bastante quando bater aquela dúvida sobre como produzir um conteúdo informativo que respeite direitos humanos dos mais diferentes grupos e/ou para desenvolver boas práticas em educomunicação.

Guia ‘Juventude e Comunicação: faça você mesmo!’
Pubicado pela Renajoc – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens comunicadores(as), em 2015

O Guia da Renajoc foi escrito colaborativamente com jovens e adolescentes que integram a rede, contendo uma linha do tempo das principais ações da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as), além de artigos sobre participação popular, cultura digital e uma série de propostas metodológicas e oficinas de educomunicação.

Guia Mídia e Direitos Humanos
Publicado pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, em 2014

O Guia do Intervozes mostra bons exemplos de produções midiáticas com um olhar que valoriza e respeita os direitos humanos e alerta sobre como não violar direitos da população negra, indígena, LGBT, idosos, com deficiência e de crianças e adolescentes na hora de veicular alguma matéria jornalística ou informativa de modo geral. Calendário de pautas e indicação de materiais de referência (como vídeos, livros e links de sites) também compõem o material.

Cartilha Educomunicação
Publicado no âmbito do projeto ‘Nossa Mídia’, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pela então Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) em 2010.

Explica de maneira didática o que é, quais os objetivos e a metodologia da educomunicação. Além disso, indica algumas experiências do que é feito em educomunicação no Brasil e como ela se relaciona com os diferentes meios de comunicação.

Quer conhecer mais sobre educom? A biblioteca de publicações digitais do portal Universo Educom é um bom local pra encontrar bons materiais. Semanalmente, são incluídos títulos ótimos sobre comunicação, educação, direitos humanos e grandes temáticas sociais. #ficadica 😉

Making off
A foto que ilustra esse post foi tirada por mim durante a Semana de Comunicação Integrada da Univel – Faculdade de Cascavel (PR), em 2016.

Anúncios