Depois de fazer uma pesquisa sobre sites, portais e blogs voltados a educomunicação, percebi que há muito conteúdo de cunho institucional, em que as organizações sociais, instituições de ensino superior, grupos de pesquisa contam sobre as suas iniciativas particulares de educomunicação e as de parceiros.

Entretanto, percebeu-se a falta de um portal que trouxesse notícias iniciativas de todas as regiões do Brasil e que reunisse ainda materiais de referência como vídeos e publicações. Com base nesses aspectos, criamos o portal Universo Educom.

Interrupcao_Universo_Educom

Confira a seguir, os principais conteúdos abordados no portal:

Postagens voltadas para adolescentes e jovens
Conteúdo especificamente voltado a esses públicos, com notícias que tragam oportunidades para eles como possibilidade de inscrever vídeos em festivais, processos seletivos para projetos de educomunicação, indicação de webséries, filmes e canais de Youtube que falem sobre direitos humanos, além de postagens de infoentretenimento.

Conteúdo para adultos (educadores/as, oficineiros/as e pesquisadores/as)
Notícias voltadas para pesquisadores(as), como informações sobre eventos acadêmicos nas áreas de comunicação, educação e direitos humanos; Material de apoio com roteiros de oficinas e atividades a serem trabalhadas com adoelscentes e jovens (não apenas um vídeo ou um texto, mas um guia lúdico para que dinamize encontros com seus grupos); e uma seção de Boas Práticas, reunindo matérias sobre iniciativas interessantes que rolam pelo país.

Biblioteca ‘de primeira’
Periodicamente são inseridos títulos gratuitos e de reconhecida qualidade para download  em formato PDF ou disponível para visualização na própria web.

Vídeos selecionados a dedo
A web está recheada de boas produções, entretanto, o nosso portal acaba agindo como um radar que capta bons vídeos que foram produzidos de forma educomunicativa ou que disseminam conhecimentos ligados à educação, à comunicação e aos direitos humanos de forma geral.

Redes sociais conectadas
Pra ampliar os espaços digitais de comunicação sobre questões que envolvem a educom, criamos diversos perfis nas principais redes sociais. Portanto, siganos no Twitter, Facebook, Instagram, Google+ e Youtube!

Canal de Youtube personalizado
Estão sendo preparados vídeos específicos para dialogar com quem gosta de acompanhar periodicamente notícias e conteúdos ligados à educomunicação, de modo que ele não se torne um canal pessoal do videomaker senhor Diego aqui, mas que seja fruto de uma boa curadoria com a temática principal do portal. O vídeo piloto foi publicado e partir da repercussão e feedbacks colhidos, novos ajustes serão realizados para as próximas produções.

Novidades a caminho: rumo ao mundo offline!
Com o tempo, o portal Universo Educom deve desenvolver oficinas ,workshops e outras atividades formativas com adolescentes, jovens, educadores(as), pesquisadores(as) e estudantes universitários.

Receba conteúdos relevantes sobre educomunicação!
Preencha o formulário abaixo para receber as principais notícias e materiais sobre educom, selecionadas pelo portal Universo Educom.

Anúncios