CantorasNegras-Insta.jpg

Resolvi agrupar as músicas por ‘categorias’. Nas ‘Politizadas’, incluí aquelas que nitidamente têm uma função de gerar reflexão sobre o espaço que negros e negras vêm ocupando na sociedade. Na listinha das ‘Alternativas’ tem aquelas que a gente não sabe se todo mundo conhece, mas que são tão lindas, que não tinha como não citar ou indicar. As ‘Romantiquinhas’ são aquelas pra tocar num final de tarde, na casa da namorada, num domingo qualquer… Nas ‘Zueragens’, a gente colocou aquelas exclusivas quando o teor de álcool no sangue tá um pouquinho acima do desejado socialmente, hahah. Sabe aquelas músicas que tocam no final da festa de formatura ou do casamento, quando a parte de fazer o ‘blasê’ já não existe mais? Pois então, minha gente! É disso que eu tô falando!

Nas músicas feitas ‘Em Parceria’, cito aquelas em que as vozes feminina e masculina resultaram numa boa combinação. E, pra encerrar, duas cantoras que admiro pelo vozerão e belas canções cristãs que interpretam. E sim, meu povo, é nessa hora que a gente percebe o quanto precisa melhorar o repertório interreligioso… Afinal, não conheço o trabalho de cantoras de músicas hindus, judias, de religiões de matrizes africanas, muçulmanas, dentre outras… Mas se vc tiver alguma pra indicar NÃO DEIXE de postar nos comentários, que eu quero conhecer, viu?!

Bora escolher uma música pra dar o play?

Lembrando que esse post é parte da série de conteúdos diários que estão rolando aqui no blog em comemoração à Semana da #ConsciênciaNegra. #VamoQueVamo #AfroEducom
Abração!

POLITIZADAS
Música ‘A Carne’
Elza Soares

Música ‘Fiu fiu’
Paula Lima

Música ‘Menina Pretinha’
MC Sofia


ALTERNATIVAS
Música ‘Leve’
Mahmundi

Música ‘Desenho de Giz’
Ellen Oléria


ROMANTIQUINHAS
Música ‘Namora comigo’

Música ‘Ainda Bem’
Vanessa da Mata

Música ‘Olhos coloridos’
Sandra de Sá


ZUERAGENS
Música ‘Xirley’
Gaby Amarantos

Música ‘Tombei’
Karol Konka


EM PARCERIA
Música ‘Ainda gosto dela’
Negra Li e Skank

Música ‘Não deixe o samba morrer’
Alcione e Jair Rodrigues


CATÓLICA// GOSPEL
Salmo da Missa de Abertura na Jornada Mundial da Juventude
Olívia Ferreira

Conquistando o impossível
Jamily

Anúncios