zygmunt_bauman

Foto: Divulgação/ Fronteiras do Pensamento

1. Evento ‘Fronteiras do Pensamento’, em 2011
O filósofo polonês comenta sobre como o individualismo tem se instaurado atualmente na sociedade. Além disso, também aborda ‘’democracia, laços sociais, comunidade, rede, pós-modernidade, dentre outros tópicos(…)’’, como aponta a equipe do evento que há uma década tem trazido inúmeros pensadores para discutir e analisar grandes questões sociais.


Programa Observatório da Imprensa, da TV Cultura
Interessante é ver o programa começando com um vídeo que traz um pouco dos aspectos biográficos de Bauman. Renato Lessa, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, jornalista e professor na UFRJ, e o filósofo Renato Janine Ribeiro também contribuem para compreender a vida e a obra de Zygmunt. Quase uma hora de um contextualizado e interessante bate-papo.


Programa Olho na Escola, do Canal Futura
Entrevista realizada durante o Encontro Internacional Educação 360. Bauman faz refletir sobre o espaço que passa a ser ocupado pelo educador e pela escola dentro da sociedade da informação e aponta a sua preocupação no desenvolvimento da capacidade de síntese e de atenção entre adolescentes e jovens, já que as novas tecnologias tem contribuído para alterar a cognição e o jeito de interpretar e ler o mundo.


Programa Milênio, da Globo News
Entrevista sobre o conceito de modernidade líquida. Para o filósofo, as relações sociais na modernidade estão cada vez mais frágeis e estão se liquefazendo, dadas as dificuldades que muitas pessoas tem de manter laços fortes e duradouros entre si.


Vídeo ‘pílula’ com trecho de entrevista ao Jornal El País
Neste caso, a fala é muito breve. Por conta disso, recomendo que, além de assistir ao vídeo, também leia a matéria ‘Zygmunt Bauman: As redes sociais são uma armadilha’.

Anúncios