Canal futura - logo

Em cinco episódios, a série “Que exploração é essa?”, do Canal Futura, aborda de uma forma inteligente e pedagógica o triste contexto da exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Com técnicas de animação, uso de fantoches, inserção de entrevistas e exibição de dados sobre o assunto, a série dá conta de ser informativa tanto para o público adulto, quanto o infantil.

Que exploracao - Futura

Cada episódio tem duração aproximada de 6 minutos. Ao longo da série, o caminhoneiro Milton e seu filho Diego saem de viagem no período de férias do garoto. Nessa aventura, somos convidados a compreender como a exploração sexual acontece nos ambientes turísticos, nas rodovias, postos de gasolina, restaurantes de beira da estrada e na internet. Canais de denúncia (como o Disque 100) e o trabalho de agentes de defesa (como conselheiros tutelares, por exemplo) também são mostrados. Pra assistir, é só dar o play no vídeo abaixo.


DICA EDUCOMUNICATIVA
A série conta com material impresso, que também está disponível para download, na web. Trata-se de um caderno de textos, que aprofunda as discussões levantadas nos programetesatravés de análises de cada episódio, relata experiências de uso da série, além de expor os conceitos de tráfico de pessoas para fins sexuais, pornografia, violências contra crianças e adolescentes etc. Com base nos vídeos e na cartilha: que tal realizar alguma campanha de enfrentamento à exploração sexual com a galera da escola/ colégio? Pode ser passeata, palestra, encontro para debates ou até uma peça de teatro! Depois, não se esqueça de fazer um texto contando como foi a atividade e enviá-lo para a Childhood Brasil que, juntamente, com o Canal Futura, são parceiros que viabilizaram a série (:

Anúncios