Defenda-se

Lançada em junho de 2014 pela Rede Marista de Solidariedade, a campanha é composta por 10 vídeos, além de outras atividades de mobilização da imprensa e ações pelas redes sociais. Cada episódio tem duração aproximada de 1 a 3 minutos e utiliza a linguagem de animação, dirigida ao público infantil, com narração realizada por crianças.

A campanha foi ganhadora, em maio de 2015, da 5ª edição do Prêmio Neide Castanha, na categoria “Protagonismo de Crianças e Adolescentes”. Uma novidade para 2016 é que os vídeos terão versões com legendas em espanhol e inglês, além de versões para spots radiofônicos. Se você visitar o site da campanha, também vai conseguir consultar documentos sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização nas mídias sociais.

Destaques-Rede-Marista-de-Solidariedade-lança-campanha-“Defenda-se”

Os temas das animações são:
1 – Não tenha medo nem vergonha de se defender;
2 – Proteja sua imagem;
3 – Não aceite carona de estranhos;
4 – Não dê informações pessoais a quem você não conhece;
5 – Conheça e proteja o seu corpo;
6 – Não aceite dinheiro ou presente em troca de carinhos;
7 – No carnaval e nas férias, fique mais atento com sua autodefesa;
8 – Conheça e acesse os canais de denúncia;
9 – Identifique quais carinhos são bons e quais são abusivos;
10 – Meninas e meninos devem ser respeitados e ter os mesmos direitos.


DICA EDUCOMUNICATIVA
Que tal reproduzir, em cartazes pela escola, os belos desenhos do Gustavo Santos Silva, que aparecem na série? Pause o vídeo quando aparecer uma imagem que a turma achou legal. Projete essa imagem na parede, com a ajuda de um data show/ projetor multimídia. Com o desenho projetado, é possível fixar uma cartolina onde ele aparece e usar lápis para riscar o contorno do personagem ou de toda a cena. Daí é só colorir de acordo com a criatividade da garotada e espalhar pela escola com mensagens e informações sobre o enfrentamento e denúncia de violências sexuais! Um período bacana pra se fazer isso é a semana que pega o dia 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Se não der pra fazer próximo a essa data, não tem problema! O importante é mobilizar e alertar para essa causa 😉 #ficadica

Anúncios