EmicidaFoto: Divulgação/ Site Vem Comigo Cult

O rapper paulista Emicida tem feito enorme sucesso no gênero musical ao qual se dedica. Eu, de longe, venho acompanhando um pouco da trajetório do cara e, nos últimos tempos, me dei que ele tem concedido muitas entrevistas boas, cheias de conteúdo e até inspiradoras. É bom pra fazer muita gente refletir sobre diversas questões como a música independente/ alternativa, a vida na periferia, as complexas relações sociais em nosso país e, evidentemente, o preconceito e o racismo. Reuni alguns dos melhores vídeos que já assisti dele e listei todos aqui. Em outro post, inclusive, citei o videoclipe dele como o meu clipe brasileiro favorito de 2015!

emicida_002
Foto: Divulgação/ Site oficial do Emicida (Lab Fantasma)


DICA EDUCOMUNICATIVA
Quando você quiser puxar assunto com a guriza sobre racismo e preconceito étnico (pasmem, são coisas diferentes!), um bom pontapé inicial é exibir um ou  mais dos vídeos abaixo. A lista tem opções com durações mais curtas e versões feitas para TV, com um tempo um pouco maior. Mostre o vídeo e, em seguida, faça algumas perguntas norteadoras, pra instigar o debate. “O racismo ainda existe no Brasil?”, “Alguém do grupo já sofreu algum tipo de preconceito étnico?”, “Ser uma criança pobre e negra é a mesma coisa do que ser uma criança pobre e branca?”: essas são algumas sugestões que você pode adotar. Depois da conversa, dá pra pedir pra turma pesquisar mais sobre o assunto em ebooks, sites da internet e compartilhar novos aprendizados numa roda de conversa futura.

E agora, bora assistir aos vídeos?


Emicida fala sobre racismo para a #pontejornalismo


EMICIDA: ” O racismo está no nosso dia a dia”, para a TV Carta


The Hype BR entrevista: EMICIDA



Emicida rebate ideia do ator Marcos Caruso, no Altas Horas/ TV Globo


9 Perguntas para o Emicida, para o Manual do homem moderno



Programa “Provocações”/ TV Cultura, com Emicida (2011)
Blocos 1, 2 e 3

 


“Emicida: sobre música, racismo e a vida”, para a Revista VIP

 


VÍDEO PLUS!
“De Frente com Gabi”/ SBT, com Emicida

Blocos 1, 2, 3 e 4.


CONTA PRA MIM!
Tem algum vídeo de entrevista ou depoimento do Emicida que não postei aqui e que você acha que eu deveria muito assistir? Se sim, por favor, posta o link nos comentários ou me manda pelo Twitter ou mensagem no Facebook 😉

Anúncios