Rede Pontes vem ai

A Rede Pontes quer voltar com tudo em 2016! Adolescentes que compõem essa rede, uma iniciativa para promover a participação e o controle social sobre políticas públicas voltadas à infância e juventudes, estão fazendo uma convocatória para interessados em participar do grupo. Desde 2013, adolescentes de diversos lugares do Paraná tem participado de encontros de formação na área dos direitos da criança e do adolescente, acompanhado reuniões do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA PR) e realizado mobilizações digitais e locais, em espaços como o Facebook e nas cidades onde residem.

Atualmente, a Rede Pontes está presente em regionais como Maringá (Sarandi, Colorado, Nova Esperança, entre outros…), Londrina, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Curitiba. A Rede surgiu com forte contribuição da ONG Ciranda – Central de Notícias dos Direitos da Infância e Adolescência, por meio do Projeto de Articulação de Adoelscentes para a Participação e o Controle Social, que foi custeado com aproximadamente meio milhão de reais advindos do FIA – Fundo Estadual da Infância e Adolescência. Com o fim do projeto, acredito que a Rede esteja buscando novas formas de fortalecer e se reestruturar, já que as viagens mensais para participação nas reuniões do CEDCA e para os encontros de formação dos(as) articuladores(as) não é mais custeado pelo projeto.

Rede Pontes - Novembro de 2014

Na foto, da esquerda pra direita: eu, Evelyn, Leticia (Ponta Grossa), Guilherme (Foz do Iguaçu), Maria Eduarda (Londrina), Éder Diego (Foz), Mônica (Sarandi), João (Curitiba) e Bruno Romã (educador). Todo mundo esperando táxi pra ir almoçar, em frente ao Palácio das Araucárias, em Curitiba (PR) | Foto: Arquivo pessoal.

Quem quiser integrar essa nova fase da Rede Pontes deve preencher este formulário. A página solicita informações pessoais para contato e traz alguns questionamentos sobre a relação do interessado com direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens, além de mapear assuntos dos quais você tenha familiaridade. Eu já preenchi meu formulário [:

Acredito que, apesar ser uma rede de adolescentes, pessoas de qualquer idade possam preencher o formulário. Afinal, pessoas de qualquer faixa etária podem contribuir com a gurizada para atividades de gravação, redação, produção gráfica, oficinas etc. Salve, Rede Pontes! E parabéns pro Lucas Ribeiro, Gabriel Silva, Felipe Domingos, Mônica Almeida e Guilherme Siqueira. Vi que vocês estão ajudando firme com a mobilização da convocação. Sucesso pra Rede!

Rolezinho em Maringá.jpg
Da esquerda pra direita: Lucas (Sarandi), Juliana, Gabriel (Sarandi), Mônica (Sarandi) e eu. Passeio por Maringá (PR), no gramadão ao lado da Catedral da cidade. | Foto: Arquivo pessoal.


A Rede saiu na Revista Viração!

Certa vez, fiz uma matéria contando um pouco sobre as ações da Rede Pontes para a Revista Viração, que é publicação feita de forma colaborativa com adolescentes e jovens de 20 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Bóra ler a matéria? Já deixei a publicação aberta na página da matéria 😉 Boa leitura!

Anúncios