YoungPeopleUsingTechnology

ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação | http://www.abpeducom.org.br
Entidade de caráter educativo, científico-cultural, interdisciplinar, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, destinada a reunir profissionais e pesquisadores da educomunicação.

Afroeducação | http://www.afroeducacao.com.br
A consultoria AfroeducAÇÃO desenvolve projetos culturais com enfoque educacional, tendo a negritude como tema-chave. Entre as ações da equipe estão a realização de oficinas, cursos de capacitação, eventos e manutenção do site http://www.afroeducacao.com.br, sobre as diversas manifestações (música, teatro, literatura, dança, cinema, etc.) da cultura negra. O trabalho desenvolvido é embasado na Lei Federal nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afrobrasileira na educação básica e utiliza conceitos e práticas educomunicativas.

Agência Jovem de Notícias | http://www.agenciajovem.org
Iniciativa colaborativa que envolve diversas organizações, movimentos e projetos sociais e escolas no Brasil e no exterior. Promovida pela Viração Educomunicação, tem como objetivo principal ser um espaço virtual para compartilhar notícias produzidas por adolescentes e jovens a partir dos núcleos regionais, Conselhos Jovens da Viração e centros de produção de comunicação popular e juvenil das organizações parceiras.

Auçuba – Comunicação e Educação | https://www.facebook.com/aucubacomunicacaoeeducacao
Comunicação e Educação, Arte e Tecnologia, Comunidade, Juventude, Comunicação para a Mobilização Social e para a Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, esse é o trabalho da jovem Auçuba, que tem sede em Recife (PE). Em 20 anos agregou, conheceu fez articulações, integrou redes, fóruns em coletivos, mudou, se renovou, cresceu e ainda persegue novos voos e descobertas, novas possibilidades que levem a contribuir nas reformas das práticas políticas e pedagógicas da Comunicação e na efetivação de garantias, como prioridade absoluta, de direitos básico de crianças e adolescente.

Bem TV | http://www.bemtv.org.br
Organização civil sem fins lucrativos que trabalha a comunicação e a educação para comprometer jovens com a construção de uma sociedade solidária. Trabalha com as seguintes linhas de Ação: Comunicação & Educação e Integração com a Escola Pública.

Cefuria – Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo | http://www.cefuria.org.br
Tem como objetivo central contribuir para a formação política e a articulação dos movimentos populares de Curitiba e Região Metropolitana. Desde a criação, em 1981, o Centro utiliza a educação popular como ferramenta de trabalho com grupos de base, para o empoderamento dos/as trabalhadores/as na construção do Projeto Popular para o Brasil.

Cipó – Comunicação Interativa | http://cipo.org.br
Fundada em 1999 por comunicadoras que tinham um sonho: transformar a vida de meninas e meninos de classes populares por meio da comunicação. Ao longo de mais de 10 anos, realiza diversos projetos que promoveram a formação direta de crianças, adolescentes e jovens, bem como a capacitação de atores sociais estratégicos para o seu desenvolvimento.

Comunicação e Cultura | http://www.comcultura.org.br
ONG fundada em 1988, Sediada em Fortaleza (CE) e com missão de atuar em escolas, principalmente públicas, visando promover a formação cidadã de crianças e adolescentes contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

Desabafo Social | http://desabafosocial.com.br
Criado em 2011 pela soteropolitana Monique Evelle, o Desabafo Social está localizado em Salvador (BA), mas possui colaboradores jovens espalhados por treze estados brasileiros, buscando formas de criar espaços de debates, envolver escolas, comunidades e instituições para promover a cultura de direitos humanos, incentivar e estimular o engajamento de adolescentes e jovens em causas sociais e subsidiar a elaboração e criação de novas iniciativas pensadas por jovens.

Matraca – Agência de Notícias da Infância | http://www.matraca.org.br
A Agência de Notícias da Infância Matraca é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que visa promover e difundir ações voltadas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, buscando a sensibilização e mobilização da sociedade, através de ações de comunicação, formação e participação nos espaços de articulação da área da infância, no Maranhão, com vistas à implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Observatório de Favelas | http://of.org.br
Criado em 2001, o Observatório é desde 2003 uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP). Com sede na Maré, no Rio de Janeiro, sua atuação é nacional. Foi fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, sendo composto atualmente por trabalhadores de diferentes espaços da cidade. Temos como missão a elaboração de conceitos, metodologias, projetos, programas e práticas que contribuam na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades sociais.

Oficina de Imagens – Comunicação e Educação | http://oficinadeimagens.org.br
Organização da sociedade civil de Belo Horizonte (MG) que atua há 15 anos para garantir os direitos de crianças, adolescentes e jovens. A instituição desenvolve projetos nos campos da comunicação e da educação por meio da criação de processos inovadores e de metodologias participativas. A Oficina de Imagens também se destaca pela realização de formações, produção de conteúdos, pesquisa e monitoramento de informações, voltadas para o público infanto-juvenil, educadores e atores do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, focados nos Conselhos dos Direitos e Tutelares.

Parafuso Educomunicação | https://www.facebook.com/parafusoeducom
Iniciativa que acredita na comunicação e educação para promover direitos humanos e uma cultura de participação social, principalmente entre adolescentes e jovens. Idealizada por um coletivo de Curitiba (PR), sem natureza jurídica, que realiza produção de mídia jovem, formações em educom, articulação, incidência política e controle social nas áreas da infância e adolescência no Paraná.

Renajoc – Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as) | http://renajoc.org.br
Criada em abril de 2008, no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicadores(as) promovido pela ONG Viração Educomunicação, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. Desde então, a Renajoc participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação.

Saúde e Alegria | http://www.saudeealegria.org.br
Instituição civil, sem fins lucrativos, que atua em comunidades tradicionais na Amazônia desenvolvendo programas integrados nas áreas de organização social, direitos humanos, meio ambiente, saúde, saneamento, geração de renda, educação, cultura e inclusão digital, visando melhorar a qualidade de vida e o exercício da cidadania. A arte, o lúdico e a comunicação são seus principais instrumentos de educação e mobilização social.

Viração Educomunicação | http://www.viracao.org
Tem como missão fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação e mobilização entre jovens, adolescentes e educadores para a efetivação do direito humano à comunicação e para a transformação socioambiental. Tem sede em São Paulo (SP) e desenvolve projetos como a Revista Viração, a Agência Jovem de Notícias tendo em seu portfólio outras iniciativas como a Plataforma dos Centros Urbanos e o programa de TV Quarto Mundo.

Unipop – Instituto Universidade Popular | http://www.unipop.org.br
Entidade civil, sem fins lucrativos, de Utilidade Pública Estadual (Lei 5.797, de 17/10/94) e Utilidade Pública Municipal (Lei 8.275, de 14/10/2003). Nasceu da mobilização de um conjunto de entidades, movimentos sociais e igrejas comprometidas com a teologia da libertação, para ser um espaço plural de formação de lideranças populares, agentes pastorais e fortalecimento da democracia. Ao longo de seus 25 anos de existência tem se legitimado como uma entidade de formação para a cidadania ativa, ecumênica, de educação popular, cujo princípio metodológico básico está no pluralismo político, de gênero, cultural e religioso. Para isso trabalha para formar lideranças democráticas dos e para os movimentos sociais, populares, agentes pastorais e grupos de jovens.

Anúncios